O levantamento mostra que 61% dos brasileiros que pertencem à classe A e 61% daqueles que pertencem às classes D e E têm sempre muito orgulho de serem brasileiros. Segundo verificou Ribeiro, as belezas naturais, o Carnaval, os símbolos nacionais e o povo são os fatores que representam esse orgulho.
Dentre os entrevistados que pertencem à classe B, 49% disseram que sempre sentem orgulho do País, ao passo que entre aqueles que estão na classe C, o percentual alcança os 56%.
Considerando todos os entrevistados que participaram da pesquisa, 57% sentem sempre muito orgulho de serem brasileiros, 22% sentem esse orgulho na maior parte do tempo, 19% afirmaram que têm horas que sentem orgulho, 2% não sentem orgulho na maior parte do tempo e apenas 1% disse que nunca tem esse sentimento.
Nordestinos e mulheres são os mais orgulhosos. Na análise por região, a pesquisa aponta que os nordestinos são os que sentem mais orgulho de serem brasileiros, 65%. A região Sudeste vem em seguida, com 62%, Centro-Oeste (50%) e Sul (38%). No Norte, o percentual é de 40%.
No corte por gênero, as mulheres se mostraram mais orgulhosas, com 60% do total. O percentual dos homens alcançou 53%.
A pesquisa ainda revela que os entrevistados que têm maior escolaridade são os mais pessimistas: 51% dos que têm ensino superior completo têm orgulho de serem brasileiros. O maior percentual se encontra entre aqueles que têm a quarta série do ensino primário completa (67%).
Sobre o estudo
A pesquisa foi conduzida em março deste ano. Foram ouvidas 1.272 pessoas de todas as classes sociais e todas as regiões. Do total de entrevistados, as mulheres são maioria.
Grande parte dos entrevistados é jovem, com idade entre 30 e 39 anos (25,1%), seguidos pelos que têm 18 e 24 anos (21,9%). Outros 14,2% têm idade entre 25 e 29 anos e 12,1%, entre 50 e 59 anos.
fonte: http://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=1935504&path=/suasfinancas/estilo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário