12 de mar. de 2011

O ano só começa depois do Carnaval


Hoje é sábado, as últimas escolas desfilam e  os blocos dão adeus às ruas das cidades.  Segunda-feira inicia tudo de novo, pois...
“O ano só começa depois do Carnaval”.

Ouço isso há quanto tempo e de tanto ouvir, acabamos por acreditar. Será? Já que....

....Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)

                                            quer ouvir a música clique em Wilson Simonal 


De tanto ser repetido, acaba se tornando uma verdade incontestável, mas estamos em março, um trimestre do ano praticamente passou. O trabalho que iria começar depois do carnaval já começou para muitas pessoas. De qualquer forma Feliz Ano Novo!!! Para que ele comece bem aí vão: Dois cuidados e uma Dica!

Cuidado 1 – Se você é do tipo “fogo-de-palha”, que adora coisas novas e depois que acaba finda a emoção do novo, seu entusiasmo vai embora e entra no “desculpismo” para não continuar... (acho que todos temos um pouco  disso) Preste bem atenção: Tem que ter persistência, persistência e persistência para que os resultados cheguem!!! E mais...Muita disciplina! Afinal nem tudo é um mar de flores neste país tropical.

Cuidado 2 – Dentro de você existe um sabotador, e não duvide disso!! Quando você começa a decolar no trabalho ou qualquer outra atividade, também começam os pensamentos “Será que isso vai dar certo?”, “É tanto trabalho prá pouca coisa...”, “Melhor deixar como está... se funciona assim, é bom não mexer”. Atenção: Você tem que ir a luta daquilo que deseja com ética (conquiste aquilo que te faz bem e às outras pessoas). Problemas só existem para serem resolvidos, são os nossos desafios. Outra coisa, somente a árvore que dá frutos é apedrejada, a árvore estéril não é! Portanto, acostume-se com as críticas e saiba tirar proveito delas ao seu favor. Afinal, você não é uma coitadinha, é uma mulher destinada ao sucesso. 

Moral da história: Tenha iniciativa e “acabativa”!!! Isto é, começou tem que terminar e não enrolar, pois a recompensa vem com o término da tarefa. Hoje em dia todos falam que você deve fazer o que você gosta. Entretanto, no caminho do fazer o que se ama, tem um monte de coisas que não não gostamos... e aí? Paro, dou a volta e começo outra coisa que gosto? Não. Vou até o fim, pois são os procedimentos finais, aqueles 10% que falta terminar, que determinarão o meu sucesso.


Sei que existem pessoas que são cheias de idéias e abominam a rotina (são os iniciativos). Outras adoram implantar as idéias dos outros, são fascinados pela execução e estabelecem rotinas de trabalho (são os acabativos) mas temos que desenvolver os dois tipos em nós e aí nos tornamos empreendedores. O vídeo que linkamos agora, mostra isso, quando chega a hora H, a hora de agir, você tem que fazer acontecer, sair do lugar, enfrentar seus medos e aí sim ter o verdadeiro prazer da finalização da idéia.



Se o trabalho ficar entediante durante o caminho para alcançar seu objetivo, use algumas artimanhas:
- Comece seu dia de trabalho fazendo o que você menos gosta;
- Identifique quais os horários do dia você tem mais disposição e agende as tarefas mais importantes ou que requerem mais criatividade nesse horário.
- Leia os e-mails em horários definidos, eu por exemplo faço isso na primeira hora do dia e depois a noite. Evito durante o dia, pois eles me distraem muito, pois a todo momento surgem vários assuntos diferentes  e haja curiosidade.
- Lembre da Lei de Murphy: “Se uma coisa pode dar errado, ela vai dar errado! Então se planeje para, coisas inesperadas sempre acontecem e elas tomam muito tempo para resolvê-las.
- Tenha em mente que tarefas são para serem feitas, se não precisar fazer delete-as. Não ocupe seu tempo com inutilidades.

E a vida pessoal, com tudo isso será que dá tempo? Claro que dá, é só planejar o tempo para isso também. Vale até fazer uma agenda para namorar.

Coloque em prática, a partir de agora, as promessas que você fez na virada do ano, não espere mais, não deixe que as oportunidades de sucesso se transformem em confetes de Carnaval.

 Ah!!! E a dica? Pois é ....fica para o próximo post e o tema será “vista-se de acordo com seu trabalho”. Hoje foi muita informação que precisa ser digerida. Aguardem...

Fontes: