8 de nov. de 2010

A volta do turbante - Um toque de brasilidade na cabeça

Os desfiles já apontavam as tendências que vão adornar os cabelos femininos e nelas vimos muitos lenços, faixas, tiaras, casquetes, fivelas, bandanas, flores e claro os TURBANTES.


Usar turbante, lenços amarrados na cabeça tem tudo haver com nossa forma alegre e irreverente de ser... embora trabalhadoras e focadas em nossas metas, vivemos em um país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza... Natureza essa que nos faz um povo alegre, confiante e por que não dizer com uma “bossa” toda especial. Daí o uso de lenços e turbantes na cabeça, faz a cabeça de muitas mulheres que tem na ousadia sua marca registrada. Mulheres sim, brasileiras, confiantes e não desistimos de sermos felizes!!!

Um pouco de história

A origem do turbante é desconhecida, mas sabe-se que já era usado no Oriente muito antes do surgimento do islamismo. As inúmeras formas de amarrar o turbante representam uma espécie de linguagem popular, podendo indicar a posição social, a tribo a que a pessoa pertence e até mesmo o seu humor naquele momento O uso mais intensivo do turbante se estende por toda a Ásia e pela África.

Conta-se que na vinda da família real para o Brasil, em 1808, os tripulantes do barco foram acometidos por uma praga de piolhos. Para resolver a situação todos tiveram de raspar suas cabeças. As mulheres nobres, entre elas D. Carlota Joaquina, para causarem boa impressão à nova terra, amarraram lenços na cabeça, o que causou impacto aos habitantes daquele território. Porém, como a moda era ditada pela nobreza, nasce no Brasil à moda do lenço na cabeça. 

Os skins, que não são nem muçulmanos e nem árabes, constituem a maioria das pessoas que usam turbantes no mundo ocidental.

Os turbantes também são usados pelas mulheres ocidentais, como um acessório de moda. Na década de 1960 eles ganharam o mundo ocidental, quando celebridades como Greta Garbo, Simone de Beauvoir e Carmem Miranda tornaram-no um acessório da moda. Eles não eram amarrados da mesma forma que os dos homens, presos à frente da cabeça. Usando longos lenços, elas primeiro amarravam as pontas à frente da cabeça e, a seguir, passando as pontas pela testa, as prendiam na nuca.



Uma tendência

Parece que o uso do turbante demorou para pegar aqui no Brasil. Talvez, porque as brasileiras adoram exibir suas madeixas. Assim como o chapéu, que além de um acessório super fashion, tem a função de proteção da radiação Ultra Vileta (péssima para a saúde de nossa pele).

Esta tendência já vem despontando há algum tempo. Em 2007, Miuccia Prada se declarou fã do adereço, descrevendo-o como “fácil, rápido e poderoso!”; e o apontou como tendência ao colocá-lo em evidencia no desfile de sua coleção de verão. 

A marca Arezzo também já se mostrou a favor desse adorno ao usá-lo para enfeitar os cabelos do trio: Mariana Ximenes, Cláudia Raia e Patrícia Pilar; o qual foi fotografado para compor o material de divulgação da coleção do alto verão 2009.

As passarelas e cabelos de fashionistas confirmam, então, que a volta dos turbantes está para chegar com força total em 2010. Marc Jacobs, Galliano, Samuel Cirnansck, Neon e Sta. Ephigênia são algumas das marcas que trouxeram suas versões para os últimos desfiles que apresentaram. 

Assim, em 2010/2011, nesta estação caliente o turbante é uma forte tendência, como um acessório-destaque da temporada. Para quem pensou em algo semelhante aos modelos de Carmem Miranda, não se assuste, os turbantes do momento são bem menos extravagantes. Mas, quem quiser ousar... tudo vale.. use e abuse!!!



Nos corredores do Minas Trend Previw, (05/11/2010) os lenços amarrados na cabeça foram apostas certeiras das meninas descoladas nas semanas de moda internacional.  E exibiram diferentes jeitos de usar o acessório cheio de estilo.



Chique e descontraído, o adorno pode variar de acordo com a forma que você elabora as amarrações com os grandes lenços. Básico, ele apresenta um resultado mais discreto, semelhante à uma tiara como é adotado por Mary Kate Olsen. Já em suas vertentes mais elaboradas, ele ganha volume e chama bastante atenção, tornando-se o foco do look.

Dá para usá-los na praia, em festas, compondo um look mais casual, nas tardes de verão ou, até mesmo, em eventos formais. A modelo Kate Moss, por exemplo, não hesitou em adotar um lindo turbante prata em um evento de moda. Um arraso! E naqueles momentos onde o frizz não te deixa em paz....socorro... uma solução!!! Adicione um elemento extra ao look: amarre um lenço e vá já pra a rua!




Como fazer um turbante?

Escolha um lenço comprido. Posicione o meio da peça na sua nuca e levante as duas pontas na direção de suas orelhas; em seguida cruze duas vezes essas pontas em cima de sua cabeça e use o tecido que sobrar nas laterais para voltar e dar um nó na região que iniciou o processo (nuca). Ajeite o volume superior e pronto, seu turbante está feito!







Não precisa fazer um turbante ou cobrir a cabeça toda. Basta amarrar o lenço com um nózinho em cima da cabeça, esconder as pontas e pronto. O recurso é ótimo para ser usado nos dias à beira-mar ou em cidades úmidas, onde sempre dá mais trabalho cuidar dos cabelos. Lenços pequenos, como as antigas bandanas, ficam melhores com um só nó, os maiores podem ser cruzados na frente e amarrados atrás.
Se você tiver cabelos compridos... um segredinho para o penteado ficar mais charmoso... faça uma trança lateral ou um coque.

Tipos de lenço
- Lisos para quem adota uma linha mais clássica, mais discreta, podendo ser da mesma cor da roupa ou tom sobre tom.
- Para as mais criativas e ousadas, pode-se escolher tons que contrastem com o resto do visual.
- Estampados podem ser usados com peças que tem a mesma linha de desenhos. Para estampas diferentes a dica é usar xadrez com listras, xadrez com bolas, bolas com listras sempre observando tons harmoniosos. Simples, com franja, com viés, tipo turbante, com faixas ou tiaras, os lenços são opções econômicas e que valoriza seu visual.

Dicas para usar lenços, tiaras e turbantes
- Use cores que ilumine e realce seu rosto. Lembre que mesmo que adoremos uma cor ela muitas vezes evidencia imperfeições da pela, manchas, ruguinhas. Tem cores que rejuvescem. Na dúvida consulte uma consultora de imagem, pois este pequeno detalhe da  cor faz muita diferença.
- Capriche na maquiagem, porque usando o lenço, seu rosto fica em foco.
- Com um mesmo lenço você pode variar os estilos, amarrando de forma diferente, trocando tiaras e faixas, fazendo um charme com as pontas.
- Os lenços compridos são indicados para mulheres altas.

Procure lojas que possuem modelos prontos. São excelentes para a correria diária porque já vem com indicações de amarrações prontas. 

NA PRICOTA TEMOS UMA VARIEDADE DE LENÇOS E PODEMOS FAZER UM, CUSTOMIZAR DE ACORDO COM SEU JEITO DE SER.....!!!