5 de jun. de 2010

Toys da Pricota

Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar designmoda e urbanidade. Na prática não são brinquedos comuns que costumam serem produzidos aos milhões. Um Toy Art tem tiragem limitada, numerada ou assinada.

O conceito que nasceu no Japão, nos anos 90 (e é mania mundial), tem feito cada vez mais a cabeça dos adultos. O conceito, que é novo, sobretudo no Brasil, já se disseminou pela Europa e pelos Estados Unidos, arrebanhando colecionadores. Representa um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Essa tendência inspira embalagens, moda, decoração…

Um toy art apresenta formas que remetem a um “quê” infantil presente no inconsciente adulto, com pitadas de ironia e bom humor. Podem ser de material plástico ou tecido, industrializados ou artesanais.

A versão apresentada pela Pricota resulta em peças elaboradas a partir de técnicas artesanais. São formas diversas, com olhos diferentes, ou monstrinhos de um olho só, vários braços, pernas na cabeça ou o que mais a imaginação mandar. Aliás, o que torna esses bonecos atraentes é justamente o fato de serem bem esquisitinhos.



Os bonecos são sempre muito coloridos e feitos para adultos, que geralmente fazem coleção, vem do imaginário lúdico, contos de fadas, mitologia e memórias da infância, exteriorizados através de uma estética contemporânea.

A Pricota iniciou sua coleção de Toys Art em comemoração ao Dia dos Namorados. Fizemos "casaiszinhos" de toys! Lindos.. podem ter sua roupinha personalizada com mensagens de amor, aplicar as iniciais dos nomes ou a estampa de uma fotografia. Vamos confeccionar Toys para presentear @s amig@s, que poderão ter suas características identificadas no Toy, individualizando-o, inclusive com estampa de fotografias.

Como sempre, buscamos a produção sustentável ambientalmente através da reutilização de materiais: retalhos, sobras de aviamentos, ... tudo elaborado de forma lúdica e criativa.
















DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE... HOJE E SEMPRE