Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade. Na prática não são brinquedos comuns que costumam serem produzidos aos milhões. Um Toy Art tem tiragem limitada, numerada ou assinada.
O conceito que nasceu no Japão, nos anos 90 (e é mania mundial), tem feito cada vez mais a cabeça dos adultos. O conceito, que é novo, sobretudo no Brasil, já se disseminou pela Europa e pelos Estados Unidos, arrebanhando colecionadores. Representa um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Essa tendência inspira embalagens, moda, decoração…
Um toy art apresenta formas que remetem a um “quê” infantil presente no inconsciente adulto, com pitadas de ironia e bom humor. Podem ser de material plástico ou tecido, industrializados ou artesanais.
A versão apresentada pela Pricota resulta em peças elaboradas a partir de técnicas artesanais. São formas diversas, com olhos diferentes, ou monstrinhos de um olho só, vários braços, pernas na cabeça ou o que mais a imaginação mandar. Aliás, o que torna esses bonecos atraentes é justamente o fato de serem bem esquisitinhos.
Os bonecos são sempre muito coloridos e feitos para adultos, que geralmente fazem coleção, vem do imaginário lúdico, contos de fadas, mitologia e memórias da infância, exteriorizados através de uma estética contemporânea.
