20 de jun de 2010

O LOGO POLÊMICO DA COPA DE 2014

A Copa 2011 tá rolando, mas já temos que nos ocupar da de 2014. E já esta acontecendo um burburinho a respeito da logo da Copa de 2014. Como vocês podem notar, o símbolo é composto por três mãos que formam a taça do Mundial e o ano da Copa








A logomarca foi escolhida por uma equipe de “notáveis”. Quem participou da eleição foi o presidente da CBF e chefe do comitê organizador da Copa de 2014, Ricardo Teixeira; o secretário da Fifa, Jerome Valcke; Oscar Niemayer; Paulo Coelho; Ivete Sangalo; Gisele Bündchen e o designer Hans Donner. Além do símbolo escolhido, outras seis imagens fizeram parte da votação.

Uma das polêmicas em torno do novo logo foi levantada pelo designer Alexandre Wollner em uma reportagem no Portal da Copa. Segundo ele, a escolha do novo logo foi lamentável. “Em cores, parece uma cara coberta pela mão num ato de vergonha; horrível. Não é uma marca, é uma ilustração de um artigo “A vergonha do Brasil” (de ter perdido o campeonato)! Os ‘notáveis’ devem ter comparado com outros desenhos de baixo nível”.
A outra polêmica foi causada pela origem da criação do logo. Apesar de existirem tantos designer talentosos no Brasil, o logo da Copa de 2014 foi criado pelo escritório do francês Richard A. Buchel.




É.....as opiniões ainda vão dar muito pano "prá manga", particularmente achamos que a diversidade cultural prevalente no Brasil (índios, negros e "brancos") poderiam estar representada na logo, juntamente com a biodiversidade, afinal somos uma país mega diverso.