15 de nov. de 2009

soluções para a beleza dos cabelos

Dicas e Truques para os cabelos

Como recuperar cabelos extremamente secos e maltratados?

1 - Fluido, máscara e leave-in. O objetivo é combater os fios ressecados, deixando-os brilhantes, macios, sedosos e, delícia, com cheirinho de chocolate.

2 - A queratinização é a melhor solução para acabar com o aspecto ressecado dos fios. São quatro etapas: lavagem com xampu de limpeza profunda à base de queratina, secagem do cabelo com uma máquina especial que emite um vapor de queratina, uso de chapinha para fixar o produto no cabelo e, por último, também no vapor, aplicação de uma solução para selar a cutícula.


Abusei da química e agora meus fios estão muito quebradiços. O que fazer?

3 - Seguindo o mesmo conceito da queratinização, a hidratação o recupera fios quimicamente alterados e quebradiços. È necessário abrir as cutículas do fio e a massagear o couro cabeludo para irrigar o sangue.

4 - Sessões de mesoterapia capilar são indicadas para recuperar o viço de fios opacos e quebradiços, resultado de tratamentos químicos em excesso. O tratamento é feito com injeções subcutâneas de aminoácidos e vitaminas, só que aplicadas no couro cabeludo. Consulte seu dermatologista.

O que faço para tirar o tom esverdeado dos fios loiros?

5 - Se os seus fios são loiros, tingidos ou não, elimine o aspecto esverdeado usando um xampu de limpeza profunda duas vezes por semana. Após a lavagem, evite que o cabelo se resseque protegendo-o com máscaras hidratantes à base de macadâmia ou manteiga de karitê”.

6 – Um truque caseiro e rápido para eliminar o tom esverdeado, provocado pelo cloro da piscina, que atinge fios mais claros: Dissolva uma aspirina efervescente em meio litro de água e despeje sobre o cabelo lavado. Deixe agir por 15 minutos, enxágüe e passe o condicionador.

Minha tintura desbotou. Consigo salvá-la sem retocar?

7 - A cor está desbotada, mas você ainda quer esperar o cabelo crescer mais para retocá-la? Fuja por um tempo da dupla: secador e chapinha, mesmo após o uso de leave-in, pois o calor que esses aparelhos emitem, ressecam os fios e realçam a aparência desbotada. O segundo passo é adotar xampus e condicionadores para cabelos tingidos claros e escuros – suas propriedades devolvem o brilho e o viço. E, por último, só retoque a tintura depois de fazer uma boa hidratação

Posso manter a coloração bonita por mais tempo?

8 - O excesso de tintura deixa as escamas do fio mais abertas, levando embora o brilho e a maciez. Para evitar isso, aposte em xampus e condicionadores para fios tingidos e aplique uma vez por semana uma máscara protetora à base de silicone, aminoácidos e vitaminas. A maioria dos produtos tem ação rápida e dispensa a touca térmica, embora o calor potencialize o efeito. No sol, use filtro solar capilar.

É possível disfarçar a raiz sem retocar o reflexo?

9 - Ao pentear os fios, evite desenhar uma risca certinha. O ideal é fazê-la em ziguezague, com um traçado bem irregular, que torna a raiz menos visível e disfarça o problema. Outro truque é apelar para penteados presos fofos e desestruturados. Alguns profissionais indicam aplicar rímel da cor do comprimento na parte virgem do fio, mas é preciso tomar cuidado para não ficar passando a mão na cabeça.

Detestei as luzes que fiz, como posso consertar?

10 - Você abusou das luzes e detestou o resultado, mas teme escurecer os fios e não se acostumar ao novo visual? Experimente fazer reflexo invertido – o cabeleireiro pinta de castanho, por exemplo, algumas mechinhas, em vez de descolori-las. Esse truque é excelente também para os homens que desejam disfarçar os fios grisalhos.

Dá para ter luzes douradas sem descolorir os fios?

11 - Aposte no procedimento à base de queratina. O processo é simples: o cabelo é dividido proporcionalmente em mechas e, na seqüência, as mechas artificiais são coladas com queratina a um centímetro da raiz. O efeito é bem natural, dura cerca de três meses e, quem quiser, pode adotar o truque para criar franjas e até alongar os fios.

Há jeito de usar o secador e a chapinha sem danificar os fios?

12 - Para usar o acessório sem estragar os fios: após lavar o cabelo, seque-o com secador. Quando estiver bem seco, passe a escova para dar uma alisada. Só depois de proteger as madeixas com um protetor térmico, lance mão da chapinha – passe-a rapidamente, em vez de demorar em cada mecha de cabelo. Finalize o penteado com cera fixadora ou silicone.

13 - A distância correta entre o secador e os cabelos deve ser de 25 cm. Seguir essa recomendação preserva contra o ressecamento e os fiozinhos arrepiados.

14 - Inclua, de uma vez por todas, o leave-in como item obrigatório de beleza. Além de finalizar o penteado e domar aqueles fiozinhos rebeldes – como os cabelinhos novos acima da testa – esse produto cola temporariamente as pontas duplas e encapa os fios, protegendo-os de agressões como o calor do secador e da chapinha.

Pontas duplas têm solução?

15 - O excesso de radiação solar destrói a cutícula, que é a parte externa do fio, e faz com que a camada interna, chamada córtex, se parta. O resultado são as temidas pontas duplas. Usar pentes de osso ou de madeira e escovas de cerdas naturais e de bolinhas nas pontas ajuda a controlar o problema, que só é resolvido com um bom corte. Ou “cole” temporariamente as pontinhas partidas com produtos à base de silicone ou queratina.

16 - Receita caseira para prevenir a quebra e a ponta duplas: misture uma colher (sopa) de óleo de amêndoa (ou de semente de uva), uma ampola de vitamina A e uma colher (sobremesa) de extrato de babosa (ou duas colheres de sumo da folha). Aplique nos fios e deixe agir por meia hora. Depois, lave-os e condicione-os como de costume.

Qual é o segredo do cabelo sexy e volumoso?

17 - Você pode conquistar um cabelo sexy, cheio de volume em três horas. Para isso deve-se aplicar nas mechas um material semelhante às moléculas da queratina capilar. A fusão acontece por meio de um equipamento de ultra-som. O resultado pode durar até cinco meses.

Quero um aspecto natural no meu alisamento. Como posso conseguir?

18 - Atenção: tratamentos muito agressivos para alisar os fios já eram, principalmente os que levam formol e deixam as pontas dos cabelos esticadas. O aspecto é feio e artificial. Se o seu sonho é exibir uma cabeleira lisa, opte por alisamentos à base de guanidina, que não levam amônia e resultam num look natural.

Consigo fazer em casa uma escova perfeita como a que os cabeleireiros fazem no salão?

19 - Para fazer uma escova igual à que você vê nas capas de revistas, lave as madeixas e espalhe um spray de volume da raiz até as pontas. Jogue o cabelo para cima e para baixo e mantenha sempre a escova em movimento, deslizando pelos fios durante todo o tempo em que estiver secando. Ah, e nunca enrole uma mecha mais larga do que a escova (de cerdas naturais, de preferência) que estiver usando.

Há um xampu mais indicado para quem tem cabelos virgens e normais?

20 - Se você é daquelas poucas mulheres privilegiadas que têm melenas normais e sem nenhuma química, deve usar um xampu hidratante, que é menos adstringente. Ele limpa suavemente os fios e conta com emolientes umectantes, que deixam seus cabelos sempre bem nutridos.

Dá para evitar o excesso de oleosidade nos cabelos?

21 - Fios oleosos não devem ser lavados com água muito fria ou muito quente. A temperatura morna é a ideal, pois os extremos agravam ainda mais o problema.

22 – Uma dica caseira: Depois de usar o xampu, coloque uma colher de sopa de sumo de limão nas raízes do cabelo, massageio e enxágüe bem. Cuidado! Se ficar resíduo do limão, ao se expor ao sol, pode manchar a pele.

Meus cabelos demoram muito para crescer. Como acelerar esse processo?

23 - Para quem deseja acelerar o crescimento dos fios, recomenda-se uma escovação intensa, de preferência com uma escova de cerda natural, para ativar a circulação do couro cabeludo e aumentar o fluxo sangüíneo. Aparar os fios a cada dois meses fortalece as madeixas e faz com que cresçam mais rápido. Caso queira disfarçar a falta de corte, pois está esperando o cabelo crescer use faixas, lenços, presilhas e finalizadores.

O que posso fazer para diminuir o volume dos cabelos cacheados?

24 - Para cabelos volumosos, cacheados ou que costumam arrepiar muito recomenda-se o relaxamento à base de hidróxido de cálcio. O produto não contém nenhum tipo de matéria-prima que causa danos à saúde, como o formol, e além de amaciar os fios tem ação nutritiva, deixando as melenas com brilho e maciez.

25 - Inventado na Inglaterra e considerado um verdadeiro ovo de Colombo, o Flying Hair é uma técnica de corte que utiliza a tesoura a laser para reduzir em até 50% o volume de cabelos muito armados. O corte é feito nas melenas secas, de cima para baixo e do meio para as extremidades. A tesoura a laser desliza mais facilmente e não deixa pontas sobrando. O resultado é um penteado mais leve e suave.

O que posso fazer para valorizar e embelezar meus cabelos encaracolados?

26 - Melenas encaracoladas e longas geralmente pedem apenas uma leve repicada nas pontas para o cabelo não armar. Já os curtos exigem um repicado mais extenso para eliminar o volume e deixar aparecer o corte.

Qual é o melhor corte para mulheres que têm cabelos bem lisos e finos?

27 - Prefira um corte desfiado ou repicado com navalha ou tesoura, que dá movimento e leveza – fios muito retos costumam proporcionar um ar abatido. Esse tipo de corte disfarça o afinamento nas pontas de cabelos muito ralinhos.

Os cabelos estão caindo. Existe alguma novidade para evitar a queda?

28 - A cromoterapia é a mais nova arma de estética para combater a queda de cabelos. A cliente recebe descargas de luz azul claro nos fios durante 15 minutos. Depois, os fios são lavados com produtos nessa cor e hidratados. Há opções nos tons rosa (acelerar o crescimento), verde (controlar a oleosidade), amarelo (combater o ressecamento), etc.

Produtos finalizadores nos cabelos que são oleosos e finos. Como fugir do aspecto pesado?

29 - Dispense produtos de finalização com textura muito consistente, como pomadas, ceras modeladoras ou gloss, se seus cabelos são oleosos e finos. Pois esses produtos podem pesar e dar a aparência de quem não lavou a cabeça.

Fios ultra brilhantes. Como consigo esse resultado?

30 - Há a opção de lavar os fios com jatos de água com vitamina C, que garantem cabelos mais soltos e brilhantes e um melhor resultado da tintura, do corte ou da escova.

31 - Para realçar a nuance dos cabelos, tintos ou não, é a cristalização, tratamento à base de arginina, um aminoácido presente na composição da própria fibra capilar. É possível obter vários efeitos de cor, somente iluminar o tom natural ou ainda maquiar os fios brancos. A técnica é ideal para quem se submeteu a processos químicos como relaxamento ou alisamento, pois a fórmula não apresenta amoníaco e tem baixa oxidação. As madeixas ficam cristalizadas durante 16 lavagens.

32 - Várias marcas de cosméticos oferecem sprays de brilho, mas muitas mulheres – principalmente as de cabelos lisos – reclamam que eles costumam deixar as madeixas com aparência oleosa. Evite o aspecto “sujinho” vaporizando o produto na escova, em vez de diretamente nos fios.

Fonte: https://cazzahair1.locaweb.com.br/novo/web/conteudo.php?cod=70