6 de out. de 2010

OUTUBRO ROSA NA CIDADE VERDE

Em outubro não se comemora apenas o Dia das Crianças. O 10º mês do ano também foi escolhido para representar a luta mundial contra o câncer de mama. Trata-se do Outubro Rosa, em alusão ao laço rosa símbolo da campanha contra co câncer de mama. Esta ação é para conscientizar e mobilizar a sociedade ao combate à doença. A ação surgiu em 1997, nas cidades de Yuba e Lodi, na Califórnia e foi marcada pela iluminação de monumentos históricos com luzes  rosa  – desde então vários outros países aderiram à campanha. Até falando de saúde estamos sempre viajando pelo mundo.

Em terras brasileiras, durante todo mês, uma série de eventos vai colorir de cor de rosa alguns dos pontos mais importantes do país. No Rio de Janeiro, o símbolo escolhido foi o Cristo Redentor. Em São Paulo, são quatro: o Monumento das Bandeiras, o Prédio da BM&F, a esquina da Rua Oscar Freire com Haddock Lobo e o Shopping Iguatemi. Em Belo Horizonte, ficará cor de rosa o Museu de Artes e Ofícios. Em Recife, o Palácio do Campo das Princesas. Já em Blumenau será a Ponte do Centro. Na cidade histórica de Ouro Preto, a Igreja Nossa Senhora do Rosário será iluminada e, em Porto Alegre, serão o Monumento à Júlio de Castilhos e a Fundação Iberê Camargo.



Em Cuiabá, a Associação MTmamma lançará a campanha Outubro Rosa, com ampla programação que vai do dia 6 de outubro ao dia 6 de novembro. Veja programação clicando aqui.

 A Pricota, que preza pelo bem estar das pessoas, não podia ficar de fora. Colocamos um grande laço cor de rosa na frente de nosso espaço (R, 24 de Outubro nº 937), para lembrar a todas às pessoas que por ali passarem sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.



A ideia é alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. Lembrando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. Segundo a American Cancer Society, cerca de 1,3 milhão de mulheres no mundo são diagnosticadas com câncer de mama anualmente e 465 mil morrem por causa da enfermidade. Detalhe: a doença ainda afetará a  vida de mais de 49 mil brasileiras até o final deste ano.

Então meninas e meninos que tem mulheres lindas na família vamos dá a dica, fale para a mamãe, amantes, esposa, vizinhas e vamos fazer com que essas mulheres se previnam dessa terrível doença que é o câncer de mana, de óvario, enfim… cuidar da saúde nunca é demais não é?

E informar uma pessoas dos riscos é mais que um ato de amor, faça essa ótima ação hoje, nós mulheres agradecemos.

Vídeo câncer de mama feminino e masculino.