Existem no mercado, aproximadamente, 700 modelos de escovas e pentes, com tamanhos, formas e materiais diferentes, que são indicados para especificidades diferentes de cabelos. A escovas servem para alisar e modelar o cabelo e os pentes para desembaraçar e para cortes e acabamentos em penteados.
Os pentes largos são indicados para desembaraçar todos os tipos de cabelos, especialmente os fios molhados após a lavagem. Os pentes que tem dentes no cabo são indicados para pentear cabelos cacheados e afros, deixando-os mais ajeitados. Entretanto cabelos muito crespos não conseguem ser desembaraçados com esses pentes, ainda que sejam muito largos, para isso o ideal é que se recorra à escova jacaré, que tem as cerdas bem separadas entre elas e as pontas tem formato de flechas, capazes de escovar em zigue zague eliminando as marcas que ficam no cabelo. Os pentes com dentes finos e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento.
Existem escovas com bolinhas nas pontas que massageiam o couro cabeludo e distribuem a oleosidade retida no couro cabeludo.
Com o desenvolvimento tecnológico já é possível encontrar no mercado inovações, como os pentes ionizados e com fibras de carbono, eles são ideais na aplicação da prancha, pois suportam até 220º e não derretem com o calor da chapinha. Os íons eliminam o indesejável efeito frizz, selando as cutículas e devolvendo o brilho natural ao cabelo.
Esquecido há alguns anos, o pente garfo voltou à moda e já pode ser visto em muitas prateleiras, já que os cabelos crespos estão voltando com força total. Surgiu na década de 70, em pleno movimento Black Power, a ferramenta é ideal para dar volume às madeixas. Ele solta os cachos fazendo com que o crespo adquira um armado bonito.
Os modelos de pentes que possuem de um lado dentes mais espaçados e do outro dentes mais unidos são os chamados pentes de corte. Os dentes mais largos servem para cortes exatos, como os feitos em cabelos de crianças. E os espaçados, para cortes mais ousados, como em camadas e repicados.
Quanto ao material, os pentes podem ser de plástico, silicone, madeira e fibras de carbono. Enquanto os de plástico oferecem resistência, os de silicones são mais flexíveis. Já os pentes de madeira e fibras de carbono eliminam os fios arrepiados.
Com os cabelos corretamente desembaraçados, é hora de escolher a escova.
Escovas com cerdas de nylon ionizadas e pinos separadores de mechas são ideais para pentear, desembaraçar e finalizar todos os tipos de penteados.
Escovas que tem base de alumínio, onde estão inseridas as cerdas, mantém o calor do secador por mais tempo e acelera o processo de secagem dos fios. As cerdas naturais de javali intercaladas com os pinos de nylon ionizados evitam o frizz, deixando os cabelos mais bonitos. As cerdas mistas (sintéticas e de javali) são perfeitas para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo até os fios.
As cerdas naturais são mais indicadas para alisar os cabelos crespos, uma vez que as sintéticas costumam quebrar esse tipo de fio.