9 de out. de 2009

Pentes e escovas adequados para o seu tipo de cabelo





Existem no mercado, aproximadamente, 700 modelos de escovas e pentes, com tamanhos, formas e materiais diferentes, que são indicados para especificidades diferentes de cabelos. A escovas servem para alisar e modelar o cabelo e os pentes para desembaraçar e para cortes e acabamentos em penteados.

Os pentes largos são indicados para desembaraçar todos os tipos de cabelos, especialmente os fios molhados após a lavagem. Os pentes que tem dentes no cabo são indicados para pentear cabelos cacheados e afros, deixando-os mais ajeitados. Entretanto cabelos muito crespos não conseguem ser desembaraçados com esses pentes, ainda que sejam muito largos, para isso o ideal é que se recorra à escova jacaré, que tem as cerdas bem separadas entre elas e as pontas tem formato de flechas, capazes de escovar em zigue zague eliminando as marcas que ficam no cabelo. Os pentes com dentes finos e cabo comprido são ideais para dividir mechas na hora de fazer hidratação, tintura ou alisamento.

Existem escovas com bolinhas nas pontas que massageiam o couro cabeludo e distribuem a oleosidade retida no couro cabeludo.

Com o desenvolvimento tecnológico já é possível encontrar no mercado inovações, como os pentes ionizados e com fibras de carbono, eles são ideais na aplicação da prancha, pois suportam até 220º e não derretem com o calor da chapinha. Os íons eliminam o indesejável efeito frizz, selando as cutículas e devolvendo o brilho natural ao cabelo.

Esquecido há alguns anos, o pente garfo voltou à moda e já pode ser visto em muitas prateleiras, já que os cabelos crespos estão voltando com força total. Surgiu na década de 70, em pleno movimento Black Power, a ferramenta é ideal para dar volume às madeixas. Ele solta os cachos fazendo com que o crespo adquira um armado bonito.

Os modelos de pentes que possuem de um lado dentes mais espaçados e do outro dentes mais unidos são os chamados pentes de corte. Os dentes mais largos servem para cortes exatos, como os feitos em cabelos de crianças. E os espaçados, para cortes mais ousados, como em camadas e repicados.

Quanto ao material, os pentes podem ser de plástico, silicone, madeira e fibras de carbono. Enquanto os de plástico oferecem resistência, os de silicones são mais flexíveis. Já os pentes de madeira e fibras de carbono eliminam os fios arrepiados.

Com os cabelos corretamente desembaraçados, é hora de escolher a escova.

Escovas com cerdas de nylon ionizadas e pinos separadores de mechas são ideais para pentear, desembaraçar e finalizar todos os tipos de penteados.

Escovas que tem base de alumínio, onde estão inseridas as cerdas, mantém o calor do secador por mais tempo e acelera o processo de secagem dos fios. As cerdas naturais de javali intercaladas com os pinos de nylon ionizados evitam o frizz, deixando os cabelos mais bonitos. As cerdas mistas (sintéticas e de javali) são perfeitas para distribuir a oleosidade natural do couro cabeludo até os fios.

As cerdas naturais são mais indicadas para alisar os cabelos crespos, uma vez que as sintéticas costumam quebrar esse tipo de fio.

Existem modelos ideais para alisar o cabelo, com base térmica ventilada e revestida em cerâmica que retém o calor do secador por mais tempo e o design quadrado proporciona uma área maior de contato com os cabelos.