28 de ago de 2010

Encaracolados lideram pedidos nos salões de beleza

Todo cabeleireiro sabe que é só um estilo ou corte de cabelo se destacar em uma novela para cair nas graças das mulheres.


No momento, as madeixas cacheadas usadas pelas atrizes Mariana Ximenes e Leandra Leal para dar vida às personagens Clara e Agostina da novela Passione, da Rede Globo, são líderes de pedidos nos salões.

No mundo da moda, os cabelos cacheados estão em alta. O aspecto natural tem feito bastante sucesso. Assim como roupas, acessórios e maquiagem, os cortes de cabelos também são uma forte forma de expressão de estilo, também seguem tendências e marcam épocas.

As tendências são inspiradas naquilo que combina com a realidade, naquilo que reflete o hoje. Cabelos simétricos demais, por exemplo, não traduzem nossa atual realidade. É como se o quadro não combinasse com a moldura. Os cabelos desconcertados ou desconectados não são cabelos mal penteados ou mal cortados, pelo contrário, a tendência é fazer do despojado e versátil, um cabelo moderno, prático e muito bem cuidado.

Para tratá-los da forma correta, é preciso, antes de qualquer coisa, conhecer suas condições e limitações. Os cabelos cacheados formam delicados cachos ou ondulações ao longo dos fios. Em geral, quanto maior a ondulação, mais frágeis e ressecados se tornam, pois a curvatura dos cabelos dificulta a migração da oleosidade natural do couro cabeludo para as pontas. Esse ressecamento excessivo ocasiona a perda da definição dos cachos e o aumento de volume e fios arrepiados

Para quem tem o cabelo nesse estilo ou pretende adotá-lo, a Pricota – Ateliê de Imagem e Acessórios dá dicas. Para cabelos curtos como no caso da personagem de Leandra Leal, o corte é feito em camadas cortado em camadas e com franja lateral. O cabelo desfiado dá leveza aos cachos e para mantê-los definos usa-se um secador com difusor.

Já Mariana Ximenez, que está com os cabelos longos e desfiados e uma franja na altura do nariz, tem o efeito de suas ondas feito com babyliss desde a raiz.


Outras dicas para ter os cachos bem arrumadinhos:

Cabelos lisos: Usar babyliss bem fino, em pequenas e finas mechas do cabelo, pois este tipo de cabelo tende a ser mais difíceis de cachear;

Lavagem: Lave-os utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. Deve-se massagear com delicadeza o couro cabeludo, e nunca esfregar os fios, assim você estimula a produção de sebo protetor nos cabelos. Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias, desde que sejam usados produtos específicos e de qualidade;

Cachos soltos: Recomenda-se desembaraçar sempre com uso de cremes sem enxágue e fazer hidratação regularmente. Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa ou no salão.

Corte: Em camadas para reduzir o volume, a parte da frente deve ser mais leve, uma vez que cabelos retos ou repicados demais tendem a ficar armados. Corte periodicamente os cabelos, para evitar o ressecamento dos fios e controlar os cachos.

Cuidados: Deve ser feita hidratação regularmente, com produtos especiais para este tipo de cabelo. Utilize finalizadores diários em abundância, tais como silicone, gloss, leave in, reparadores de pontas, spray intensificador de brilho, pomadas e mousses.

Uso do pente/escova: Nunca penteá-los secos! Os cabelos devem ser desembaraçados ainda molhados e sempre com as mãos iniciando sempre das pontas até a raiz, aplique, em pequenas quantidades, o creme para pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária;

Ao longo do dia: se sentir necessidade, aplique pequenas quantidades do creme para pentear. Deve-se tomar o cuidado de não utilizar uma quantidade excessiva, o que deixaria os fios opacos e sem movimento.

Um comentário:

Gabi Alberti - ScrapBi disse...

Adoreiiiiii o post!! E to adorando essa moda de cabelos cacheados!! Isso é ótimo pra mim!! rsrsrs... Mas eles são um trabalhão!! Afff.... as vezes acerto e as vezes não!! Mas para as vezes que ele não fica bo, eu tenho vários bonés e boinas!! hahahaha Bjos meninas!